Logo
Operação Detox: Detox e Emagrecimento

1º Congresso Nacional de Tecnologia do Concreto ONLINE
 
Este evento ocorreu entre os dias 18 e 24 de julho de 2016

Foram mais de 5.000 pessoas inscritas e 20 palestras com conteúdos de excelente qualidade!

Confira a Programação

DIA 18/07/16

09h
Proteção de estruturas de concreto subterrâneas
Eng. Cláudio Neves Ourives
SABER MAIS
O subsolo dos edifícios podem apresentar problemas críticos como fissuras no concreto e infiltração de água do lençol freático.
Os métodos para evitar esse tipo de situação serão abordados na palestra que será minsitrada pelo Diretor Executivo da PENETRON BRASIL Eng. Cláudio Neves Ourives.
14h
Norma Técnica: O que eu ganho com isso?
Eng. Inês Battagin
SABER MAIS
Se para os consumidores, as Normas Técnicas representa a garantia de respeito a padrões mínimos de qualidade. Para o produtor, significa maior controle de produtos e processos, aumento de produtividade e melhoria da qualidade.
A Eng. Inês Laranjeira da Silva Battagin, atual Superintendente do ABNT/CB18 , falará sobre a importância das normas técnicas.
19h
Prevenção de manifestações patológicas em pisos de concreto
Eng. José Eduardo Granato
SABER MAIS
O piso de concreto apoiado no solo não cai na cabeça de ninguém, nem vira notícía de jornal, mas isso não quer dizer que o piso de concreto não pode ser um problema sério!
O Especialista em sistemas de impermeabilização, patologia de estruturas e das edificações Eng. José Eduardo Granato falará sobre o tema.

19/07/16

09h
Reforço de estruturas de concreto com fibra de carbono (FRP)
Eng. Fábio Augusto Gallo
SABER MAIS
A necessidade de reforçar a estrutura de concreto, seja ela por consequência de vícios construtivos, pela alteração da destinação da estrutura ou pela necessidade de adequação a novas condições de carregamento, pode levar a buscar soluções modernas e de grande eficiência, como é o caso do reforço com fibras de carbono.
Neste caso, o material é aderido externamente aos elementos estruturais, colado com resinas especialmente desenvolvidas que permitem a transferência dos esforços da massa de concreto para o sistema.
O Especialista Eng. Fábio Augusto Gallo falará sobre o tema.
14 h
O controle tecnológico do concreto compactado com rolo (CCR) de barragens
M. Sc. Eng. Luciana dos Anjos Farias
SABER MAIS
O concreto compactado com rolo, também chamado de CCR, possui consistência mais seca do que o concreto convencional e permite liberação rápida do tráfego após aplicação. Além da consistência, a principal diferença entre o concreto convencional e o CCR é o método de adensamento. Este tipo de concreto é adensado com rolo compactador, enquanto o convencional utiliza vibradores de imersão.
A norma NBR 16312 estabelece os procedimentos de preparação do concreto compactado com rolo (CCR) em laboratório, para aplicação em barragens. A metodologia prevista nesta norma visa obter um material possível de ser analisado e fornecer parâmetros adequados para aplicação da técnica em campo.
Na Palestra: "O controle tecnológico do concreto compactado com rolo (CCR) de barragens" a
M. Sc. Eng. Luciana dos Anjos Farias irá abordar diversos aspectos sobre o tema.
19h
Temperatura do concreto em blocos de fundação pode ser um problema?
Dr. Eng. Selmo Kuperman
SABER MAIS
O excessivo calor gerado pela hidratação do cimento pode causar problemas ao concreto, tais como: fissuração térmica e a formação de etringita tardia, que permitem o ingresso de agentes agressivos na estrutura e podem levar a deteriorações mais severas da estrutura.
São vários os fatores que afetam as condições térmicas do concreto e as soluções adotadas são as mais variadas. Atualmente, para simular as condições da concretagem e avaliar os possíveis problemas térmicos nas estruturas, são utilizados softwares avançados que possibilitam calcular temperaturas e tensões tridimensionalmente.
O Dr. Eng. Selmo Kuperman falará sobre esse importante tema.

20/07/16

09h
Redução de consumo de cimento: Uma questão de sustentabilidade
M. Sc. Eng. Flávio Mamede Pereira Gomes
SABER MAIS
O excesso de cimento na composição do concreto, além de representar desperdício de dinheiro, traz também malefícios tais como maior possibilidade de retração, exsudação, fissuração, maior geração de calor e aparecimento de manifestações patológicas associadas. Além desses problemas, o uso inadequado do cimento prejudica o meio ambiente, uma vez que a emissão de CO2 é intrínseca ao seu processo produtivo e a indústria do cimento é uma das três maiores responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa.
Na palestra o M. Sc. Eng. Flávio Mamede Pereira Gomes irá abordar diversos aspectos sobre o tema.
14h
Como a injeção em fissuras pode aumentar a durabilidade das estruturas?
Eng. Nicolau Giovanetti
SABER MAIS
O tratamento de fissuras existentes nas estruturas de concreto pode ser feito utilizando sistemas de injeções. Nas últimas décadas foram desenvolvidos diversos sistemas para tratamento de fissuras através de injeções químicas, fixando assim novos padrões de desempenho e confiabilidade. Além disto, também as tecnologias de aplicação evoluíram bastante. As injeções químicas previnem a penetração de agentes agressivos e protegem as estruturas de concreto, garantindo assim a sua durabilidade, se feitas adequadamente.
Para explicar um pouco mais sobre o tema, o Sócio Diretor da Pires & Giovanetti Eng. Nicolau Giovanetti irá ministrar a palestra.
19h
Como solicitar concreto dosado em central (CDC)?
Eng. Arcindo Vaquero y Mayor
SABER MAIS
Você sabia que depois da água o concreto é o produto que mais se consome no mundo?
O Eng. Arcindo Vaquero y Mayor, atual Presidente da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), irá falar sobre como solicitar corretamente o concreto dosado em central.

21/07/16

09h
Concreto dosado em central: Técnicas e procedimentos para produzir concreto de forma eficiente e com qualidade
Eng. George Beato
SABER MAIS
Composto por cimento, água, agregados (areia e brita) e, em alguns casos, aditivos e adições, o concreto é um material de construção com propriedades complexas, em que a dosagem dos materiais influencia diretamente na qualidade e resistência do produto.
O concreto dosado em central proporciona mais agilidade, qualidade, evita o desperdício de materiais e sujeira na obra, além de reduzir o custo total da obra. A sua produção passa por uma série de atividades, ensaios e procedimentos antes de ser entregue ao cliente e deve atender aos requisitos das normas técnicas sobre sua execução.
O Eng. George Beato, Diretor da Betonnage Consultoria, falará sobre o assunto.
14h
Tecnologia de aditivos e adições para concreto
Eng. Geniclésio R. Santos
SABER MAIS
Os aditivos e adições para concreto são utilizados para alterar suas características, seja no estado fresco ou endurecido, com o objetivo de torná-lo mais durável, resistente, fluido e sustentável.
Com a utilização destes produtos é possível diminuir a segregação e o consumo de cimento, alterar a fluidez do concreto sem interferir na resistência, retardar ou acelerar o tempo de pega, entre outras vantagens. Mas o uso inadequado dos aditivos e adições pode colocar em risco o desempenho, a segurança e os custos das estruturas.
O especialista em concretos especiais Eng. Geniclésio R. Santos falará sobre o assunto.
19h
Como reaproveitar e reciclar concreto?
Eng. Luiz Prado
SABER MAIS
A geração de resíduos pela indústria da construção civil é um problema em todos os países do mundo. Para diminuir este problema é necessário ter uma tecnologia confiável e segura para o reaproveitamento deste material, caso contrário, esses resíduos serão depositados na natureza e poderão ocasionar inúmeros problemas ambientais.
O Consultor técnico de P&D e qualidade da Votorantim Cimentos Eng. Luiz de Brito Prado Vieira falará sobre o tema.

22/07/16

09h
Concreto reforçado com fibras: Conceito e aplicações
Eng. Gustavo Polidoro
SABER MAIS
O concreto reforçado com fibras (CRF) é um compósito que pode ser utilizado como uma alternativa ao uso do concreto armado para estruturas. A adição de fibras sintéticas no concreto pode proporcionar algumas vantagens, tais como: maior tenacidade e capacidade estrutural ao mesmo tempo em que fornece uma resistência à fissuração causada pela retração; redução do tempo de execução; maior resistência pós-fissuração, a impacto e à fadiga; diminuição do custo e mão-de-obra; redução da exsudação no concreto, entre outras.
Esse material pode ser aplicado como reforço estrutural de pisos industriais, pavimentos de concreto, concreto pré-moldado, steel deck e concreto projetado. Seu uso deve atender às especificações de acordo com o tipo de aplicação. 
O especialista no assunto Eng. Gustavo Polidoro falará sobre o assunto.
14h
Concretos autocicatrizantes: Casos de obras do M.I.S. e do M.A.R.
M. Sc. Eng. Emilio Takagi
SABER MAIS
Como o nome já diz, concreto autocicatrizante tem a propriedade de selar fissuras que surgem durante a sua vida útil. O processo de autocicatrização se inicia no momento da penetração da água pela fissura.
Os aditivos cristalizantes resistem à penetração de água sob pressão hidrostática e, assim, se constituem como o produto mais efetivo. Esses aditivos contribuem para a diminuição da permeabilidade, aumento da durabilidade e manutenibilidade da estrutura de concreto.
O M. Sc. Eng. Emilio Takagi falará sobre os casos das obras do Museu da Imagem e Som (M.I.S.) e Museu de Arte (M.A.R.) do RJ.
19h
Metacaulim para uso em concreto e argamassa
M. Sc. Eng. Guilherme Gallo Neves Rocha
SABER MAIS
A adição do metacaulim na mistura do concreto ou da argamassa pode trazer inúmeros benefícios, tais como: aumento das resistências mecânicas; redução e controle da reatividade álcali-agregado; aumento da resistência ao ataque por sulfato, ácidos e outros agentes químicos; redução da penetração de cloretos; redução da corrosão de armaduras; diminuição do calor de hidratação e consequentemente da fissuração de origem térmica; diminuição da porosidade e permeabilidade; melhoria estética da superfície e melhoria da reologia (maior coesão, menos exsudação, redução da reflexão em concretos projetados, maior fluidez e menos segregação em concretos autoadensáveis). 
O Diretor de Qualidade e Comércio da Metacaulim do Brasil, M. Sc. Eng. Guilherme Gallo Neves Rocha falará sobre o tema

23/07/16

09h
A importância do projeto de sistema de fôrma
Eng. Paulo Assahi
SABER MAIS
Você sabia que as formas podem representar de 25% a 40% do valor total da estrutura de concreto?
O especialista Eng. PAULO ASSAHI falará mais sobre o assunto.
14h
Por que a impermeabilização é importante para as estruturas de concreto?
Eng. Carla Castro
SABER MAIS
Cada vez mais os projetos e detalhamentos de impermeabilização vêm sendo solicitados nas construções. A falta ou uso inadequado deste sistema compromete a durabilidade das estruturas, causando grandes prejuízos financeiros.
Embora o concreto seja um material de alta resistência, ele precisa ser protegido e impermeabilizado a fim de mitigar as manifestações patológicas que podem ocorrer nas estruturas de concreto armado.
19h
Os 10 erros mais comuns durante a impermeabilização das estruturas de concreto
M. Sc. Eng. Irene Joffily
SABER MAIS
A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas, com o objetivo de proporcionar conforto, bem-estar e saúde para o usuário, manter as condições de serviço da estrutura e conservar o imóvel.
As maiores quantidades de manifestações patológicas encontradas em edifícios residenciais estão relacionadas aos problemas com impermeabilização. Conheça os 10 erros mais comuns durante a execução deste sistema para evitá-los.

24/07/16

09h
Causas das patologias das estruturas de concreto armado e suas consequências
Eng. Silvio Andrade
SABER MAIS
A construção de uma estrutura envolve as seguintes fases: projeto, execução e utilização. A ocorrência de falhas em uma ou mais dessas fases provoca defeitos que podem comprometer a sua segurança e durabilidade. O ideal é que elas sejam evitadas.
O estudo e o conhecimento sobre as manifestações patológicas do concreto armado traz a possibilidade de evitá-las e com isso proporciona maneiras de garantir estruturas com maior vida útil. Quando alguma anomalia é observada na estrutura é necessário fazer o correto diagnóstico, pois se for equivocado, implicará intervenções desnecessárias, além de perda de tempo e de recursos.
O especialista em patologias das construções em patologias das construções Eng. Silvio Andrade falará sobre o assunto.
14h
Prevenção e diagnóstico de Reação Álcali-Agregado (RAA) e Etringita Tardia - Delayed Ettringite Formation (DEF)
Ph.D. Leandro F. M. Sanchez
SABER MAIS
Cada vez mais cresce a preocupação com a qualidade e a durabilidade das estruturas de concreto e isso tem gerado grandes avanços na tecnologia do concreto. O Ph.D Leandro F. M. Sanchez tem estudado a fundo sobre vários processos de deterioração do concreto.
Ele falará sobre Prevenção e Diagnóstico de Reação Álcali-Agregado (RAA) e Etringita Tardia - Delayed Ettringite Formation (DEF).

SIGA O CONATCON NO FACEBOOK

E receba mais informações sobre os próximos eventos

APOIO: 

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Feito com