Composto por cimento, água, agregados (areia e brita) e, em alguns casos, aditivos e adições, o concreto é um material de construção com propriedades complexas, em que a dosagem dos materiais influencia diretamente na qualidade e resistência do produto.
O concreto dosado em central proporciona mais agilidade, qualidade, evita o desperdício de materiais e sujeira na obra, além de reduzir o custo total da obra. A sua produção passa por uma série de atividades, ensaios e procedimentos antes de ser entregue ao cliente e deve atender aos requisitos das normas técnicas sobre sua execução.
O Eng. George Beato, Diretor da Betonnage Consultoria, falará sobre o assunto.
Os aditivos e adições para concreto são utilizados para alterar suas características, seja no estado fresco ou endurecido, com o objetivo de torná-lo mais durável, resistente, fluido e sustentável.
Com a utilização destes produtos é possível diminuir a segregação e o consumo de cimento, alterar a fluidez do concreto sem interferir na resistência, retardar ou acelerar o tempo de pega, entre outras vantagens. Mas o uso inadequado dos aditivos e adições pode colocar em risco o desempenho, a segurança e os custos das estruturas.
O especialista em concretos especiais Eng. Geniclésio R. Santos falará sobre o assunto.
A geração de resíduos pela indústria da construção civil é um problema em todos os países do mundo. Para diminuir este problema é necessário ter uma tecnologia confiável e segura para o reaproveitamento deste material, caso contrário, esses resíduos serão depositados na natureza e poderão ocasionar inúmeros problemas ambientais.
O Consultor técnico de P&D e qualidade da Votorantim Cimentos Eng. Luiz de Brito Prado Vieira falará sobre o tema.