ENG. CARLA CASTRO DE PAULA
As estruturas de concreto sofrem deterioração ao longo do tempo devido à ação de fatores externos e internos, ou seja, devido às propriedades físico-químicas do concreto e seus componentes, além das ações do meio ambiente. Desta forma, as estruturas devem ser projetadas e construídas para resistir aos esforços que agem sobre ela, bem como aos agentes agressivos presentes no meio ambiente. A fim de evitar a
penetração destes agentes no concreto e consequentemente aumentar a sua vida útil, são utilizados sistemas de proteção.
De acordo com a norma, as estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de forma a conservar a segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante a sua vida útil.
A falta de sistemas de proteção nas estruturas de concreto pode gerar manifestações patológicas, tais como: fissuração, corrosão das armaduras, desagregação, infiltração, eflorescências, entre outros. Portanto, estes fatores, além de diminuírem a vida útil, podem prejudicar a segurança das estruturas.
Se você quer conhecer mais sobre a importância dos sistemas de proteção para estruturas de concreto, não perca a palestra da ENG. CARLA CASTRO DE PAULA, Gerente de Engenharia da PIRES GIOVANETTI GUARDIA.