Logo
Dia 19/09/17 às 16:00 (Horário de Brasília)

Palestra: A importância dos sistemas de proteção para estruturas de concreto
Mapa do seu plano de Lançamento

ENG. CARLA CASTRO DE PAULA

As estruturas de concreto sofrem deterioração ao longo do tempo devido à ação de fatores externos e internos, ou seja, devido às propriedades físico-químicas do concreto e seus componentes, além das ações do meio ambiente. Desta forma, as estruturas devem ser projetadas e construídas para resistir aos esforços que agem sobre ela, bem como aos agentes agressivos presentes no meio ambiente. A fim de evitar a
penetração destes agentes no concreto e consequentemente aumentar a sua vida útil, são utilizados sistemas de proteção.

De acordo com a norma, as estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de forma a conservar a segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante a sua vida útil.

A falta de sistemas de proteção nas estruturas de concreto pode gerar manifestações patológicas, tais como: fissuração, corrosão das armaduras, desagregação, infiltração, eflorescências, entre outros. Portanto, estes fatores, além de diminuírem a vida útil, podem prejudicar a segurança das estruturas.

Se você quer conhecer mais sobre a importância dos sistemas de proteção para estruturas de concreto, não perca a palestra da ENG. CARLA CASTRO DE PAULA, Gerente de Engenharia da PIRES GIOVANETTI GUARDIA.
 
Feito com
Klickpages