Logo
Dia 22/09/17 às 8:00 (Horário de Brasília)

Palestra: O desafio de alcançar a vida útil requerida na impermeabilização das estruturas de concreto
Mapa do seu plano de Lançamento

MSc. ENG. LUIZ FERNANDO BERNHOEFT

A impermeabilização existe para impedir a passagem de água, gases, líquidos ou umidade, evitando a degradação dos elementos construtivos. Segundo o IBI, impermeabilização é “uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.” 

Os sistemas de impermeabilização utilizados em áreas externas estão sujeitos a um envelhecimento natural devido às variações de temperatura a que estão submetidos.
 
A norma NBR 9574 divide os materiais impermeabilizantes com base na flexibilidade e capacidade de deformação, classificando-os como flexíveis e rígidos. Sua escolha deverá ser determinada em função da dimensão da obra, forma da estrutura, interferências existentes na área, custo, vida útil, etc. Considera-se vida útil de uma impermeabilização como sendo o período decorrido desde o término dos serviços de impermeabilização até o momento em que os componentes do sistema atinjam o ponto de fadiga, necessitando de manutenção ou reparação. 

Se você quer conhecer mais sobre a vida útil da impermeabilização das estruturas de concreto, não perca a palestra do MSc. ENG. LUIZ FERNANDO BERNHOEFT, Professor de Pós-Graduação, Projetista de Impermeabilização e Diretor da PETRUS ENGENHARIA.
 
Feito com
Klickpages