Logo
Dia 20/09/17 às 20:00 (Horário de Brasília)

Palestra: Patologia do concreto - Um novo fantasma!
Mapa do seu plano de Lançamento

Dr. ENG. SELMO CHAPIRA KUPERMAN

A patologia é uma ciência que estuda os mecanismos e as causas das manifestações patológicas que, no caso da construção civil, representa os defeitos existentes na estrutura, pelo não atendimento adequado das funções para as quais a mesma foi projetada.

Para minimizar a ocorrência de manifestações patológicas é necessário atender as normas vigentes e ter conhecimento dos problemas que podem surgir na obra de modo a tentar preveni-los, por este motivo é importante contratar profissionais especializados na área de patologia, bem como para diagnosticar um problema já existente.

Uma falha corrigida na etapa de projeto é muito menos onerosa do que uma falha corrigida na etapa de manutenção. A Lei de Sitter mostra que há um crescimento exponencial, ou seja, o custo relativo da intervenção na fase de projeto é 1, na etapa de execução passa a ser 5, na etapa de manutenção preventiva passa para 25 e na etapa de manutenção corretiva é 125. Ou seja, quanto antes se descobrir um problema na sua obra, menor será o custo com a sua correção.

Esse novo fantasma da patologia se forma no concreto já endurecido e causa sua expansão, com consequente formação de fissuras, prejudicando a durabilidade da estrutura de concreto simples, armado ou protendido.

Se você quer conhecer mais sobre esse novo fantasma da patologia do concreto, não perca a palestra do Dr. ENG. SELMO CHAPIRA KUPERMAN, Diretor da DESEK.
 
Feito com
Klickpages